Detalhes da matéria

Investimento imobiliário: Descubra como obter lucros

Detalhe da notícia
  • 28/07/2020

Mais do que nosso “lar, doce lar”, um imóvel pode se tornar uma verdadeira fonte de renda, gerando lucros para seu proprietário. O segredo está em saber como transformar uma simples casa ou apartamento em um digno investimento imobiliário. Confira algumas dicas aqui no Agente Imóvel.

Possibilidades
Quando se trata da busca por rentabilidade, o setor imobiliário oferece três opções de destaque. A saber:


– Comprar para alugar: ou seja, buscar por apartamentos e casas para comprar  e depois alugar a terceiros. O aluguel pode ser residencial ou comercial e é uma opção para quem quer ter lucros mensais;


– Comprar para vender: a escolha pode ser feita tanto por um imóvel pronto quanto por um imóvel na planta, visando sua valorização e venda. Uma das formas de alcançar bons lucros é financiar o imóvel por conta própria. Assim, o comprador paga juros ao investidor e não a instituições bancárias;


– Construir para vender ou alugar: exige mais capital e pesquisa, sendo necessário contar com um bom planejamento financeiro e, sobretudo, organização. A alternativa é diversificada, sendo possível ainda comprar terrenos e investir na venda de lotes, construção de galpões industriais ou construção e aluguel de blocos de apartamentos, por exemplo.


Escolha do imóvel
Ciente das possibilidades, é preciso definir em que tipo de investimento imobiliário que deseja fazer. A escolha deve partir do princípio de que o bem servirá como uma fonte de lucro e não como um lugar para chamarmos de “lar”. Logo, dedique-se na pesquisa e busca por oportunidades, sempre visando o seu retorno financeiro.
A decisão, portanto, deve ter como base alguns fatores responsáveis por interferir na valorização do imóvel. Nesse sentido, é importante observar sua localização, infraestrutura, preço e concorrência. Preste atenção ainda no que dizem os especialistas do setor a respeito da perspectiva de valorização e o valor médio cobrado na venda ou aluguel na região.

Custos
Antes de adquirir um bem como forma de investimento, verifique todas as despesas relacionadas ao imóvel. Os gastos incluem desde o valor do condomínio, IPTU, taxas, mão de obra e possíveis reformas.
Faça seu planejamento considerando os valores caso o imóvel demore a ser vendido ou alugado e reflita se, nessa situação, seu capital será suficiente para cobrir as despesas e não gerar dívidas.


Documentação
Em qualquer negócio, estar atento à sua parte burocrática é fundamental. Tome o cuidado ao reunir os documentos necessários para cada empreendimento trabalhado, como a venda de imóveis, compra de imóveis usados, compra de imóveis comerciais, compra de imóveis na planta, ou até mesmo, realização de contratos de locação.

Caso seja necessário, busque o auxílio de corretores imobiliários  especializados em investimento imobiliário, capazes de esclarecer dúvidas e atestar a validade de todos os documentos.

Parcerias
Unir forças em negociações imobiliárias pode ser uma opção viável, mas exige cautela e, mais uma vez, muito planejamento.
Quem deseja atuar ao lado de construtoras, imobiliárias e outros parceiros, deve ficar atento ao histórico da empresa, instituição ou empreendimentos individuais. Realizações passadas podem atestar o compromisso e experiência de seus futuros parceiros, sendo uma maneira de garantir a segurança de seu investimento.
Todos os acordos devem ser totalmente esclarecidos para todas as partes envolvidas, com os direitos e deveres firmados não só no popular “boca a boca”, mas também no papel.

Administração de imóveis
Quem pretende fazer um investimento imobiliário de uma forma mais profissional, pode pensar em montar uma empresa para administrar seus bens. A iniciativa pode contar com parceiros ou ser realizada individualmente, sendo uma chance de buscar por novas oportunidades e eliminar custos com administradoras de terceiros.

A opção abre espaço, até mesmo, para a aquisição de bens diversificados, como condomínios, flats e pavilhões industriais, tornando possível lucrar com o aluguel ou venda de um número muito maior de empreendimentos.